Em trânsito
14/02/12 17:38Bem-vindo, caro leitor.
O título deste post de estréia tem várias razões. E não apenas o fato de ele ter começado a ser concebido quando eu estava em trânsito, voltando do Cairo. E tem isso: para quem não sabe, a capital do Egito é sinônimo de trânsito enlouquecedor, o pior que já vi. Difícil até para quem morou na Índia, como me admitiu o novo embaixador do Brasil no Egito, Marco Brandão, recém-chegado de Nova Délhi. E olha que o trânsito indiano, com as participações especiais do mundo animal, não é brincadeira…
Em trânsito está também este blog, que nasceu dentro do blog coletivo dos correspondentes da Folha e agora se torna independente, assim como todos os demais (os quais, aliás, recomendo).
A idéia é compartilhar meu olhar sobre o Oriente Médio, na condição de testemunha privilegiada de uma região inteira em trânsito.
No último ano, acompanhei de perto a Primavera Árabe, fiz reportagens para a Folha da Tunísia, onde tudo começou, da Líbia, do Egito, da Síria e da Jordânia. Entre uma viagem e outra, claro, Israel e os palestinos, que perderam o protagonismo habitual nas manchetes sobre o Oriente Médio, mas não o papel de personagens centrais na região.
Esta jornada continua. Experiências pessoais, bastidores, reflexões, curiosidades, análises, novos ângulos, e até, espero, boas notícias desta vizinhança conhecida pelos conflitos, mas que tem mais, muito mais: é o que planejo oferecer neste blog.
E já que estamos falando de olhar, abaixo vai um curtíssimo vídeo que fiz do amanhecer no centro do Cairo, um aperitivo do que virá adiante. À esquerda, o famoso museu egípcio, com sua inconfundível cor salmão. Ao fundo, atrás do smog matinal, a icônica praça Tahrir. E à direita, do outro lado do Nilo, o bairro de Zamalek, o preferido de diplomatas e dos jovens moderninhos. A sinfonia de buzinas é cortesia do trânsito do Cairo, sempre ele.
Seja bem-vindo, leitor.
Muito bom o aperitivo…humor e profundidade nos temas…bom desafio nestes tempos. Tenho a certeza, como o Jairo Marques, que por aqui vão passar grandes historias, vividas com generosidade e contadas com talento. Thanks for coming.
Marcelo, você está no olho do furacão. Estamos olhando pra você e para o que você vai nos mandar. Essa parceria vai ser fascinante porque o Oriente Médio e tudo o que está acontecendo aí está sinalizando às pessoas aqui das novas possibilidades de mudança local e global, por tabela, que estão germinando aí e ganhando força entre outros povos, ocidentais inclusive. Acredito que sinalizam que a era do medo acabou. É isso. Estou na maior torcida e lhe desejo todo o sucesso.
Bem-vindo você Marcelo Ninio com suas matérias inteligentes e reflexivas. Boa sorte!
Quero ver o vídeo, Marcelo, mas o link não funciona!
Tenho certeza que por este diário vão passar grandes histórias, assim como é esse repórter incansável e admirável. Serei leitor assíduo, Ninio! Boa sorte em seu voo solo, que, sem dúvida, vai ser de sucesso, como tudo o que você faz! Abraço